Fonte Surgente

Definição: Cuja água emerge por nível freático interceptando a superfície topográfica, ou seja, a água brota naturalmente no local de surgência.

A autorização para a exploração industrial da Fonte do Segredo foi outorgada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral em 10 de fevereiro de 1999. Sua capacidade de vazão ou surgência é de mais de 1.000.000 de litros por dia.
Conforme a regulamentação do Ministério de Minas e Energia, através do DNPM, pode-se abstrair que as águas subterrâneas, pela elevada capacidade de dissolver elementos que encontram em sua trajetória, enriquecem a própria composição na medida em que se deslocam na natureza, agregando vários compostos minerais e orgânicos, adquirindo características físico-químicas, que as distinguem das águas comuns.

As águas minerais são sinônimos de qualidade, saúde e bem estar, pois são puras e sem poluição. São auxiliares terapêuticas, já que possuem ação medicamentosa, sendo ainda consideradas pela Organização Mundial da Saúde como alimento básico.

Composição físico-química

A Água mineral Valle Azul possui  composição físico rara sendo classificada como  Fluoretada e Vanádica, trazendo inúmeros benefícios à saúde.

Vanádio - A presença de vanádio faz da Água Mineral Valle Azul um produto raro no mercado, conheça alguns de seus benefícios:

• Existem evidências de que o vanádio age melhorando a sensibilidade dos tecidos à insulina, de modo que seu uso pode estar associado à elevação da massa muscular. O vanádio copia os efeitos da insulina provocando a condução da glicose e dos outros aminoácidos para dentro da célula.
• Retardamento do processo de envelhecimento, por ser um moderador das oxidações orgânicas, o que auxilia no rejuvenescimento.
• Possui efeito dermatológico cicatrizante.
• Esteticamente, proporciona brilho aos cabelos.
• Causa uma sensação de leveza e bem estar, pois diminui o cansaço físico e mental;
• Possui ação inibidora da síntese do colesterol.
• Auxilia o metabolismo dos carboidratos e lipídios prevenindo isquemia cerebral e ataques cardíacos.

pH - Outro diferencial da Água Mineral Valle Azul é o seu pH alcalino de 9,76 a 25ºC.

• A combinação do pH alcalino (9,76) e a presença de vanádio tornam a Água Mineral Valle Azul ideal para prevenir doenças e auxiliar no controle de gastrites, úlceras e outros problemas digestivos.

Sódio - Baixo teor de sódio, apenas 35,58 mg/L, sendo que o limite recomendado para o consumo de sódio, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 2000mg por dia, se você beber 1 litro de Água Mineral Valle Azul esta consumindo apenas 1,5% de sua cota diária de sódio.

• Em baixa concentração repõe e equilibra a perda de água no organismo. Hidrata.
• Ajuda na transmissão nervosa e contração muscular. Bom para esportistas.

Fluoreto  - A exposição continua a pequenas quantidades de flúor contribui para o fortalecimento dos dentes e reduz a probabilidade de osteoporose.

Síntese da Composição Química

Vanádio……………………………….0,064 mg/L
Bicarbonato………………………….51,61 mg/L
Carbonatos…………………………..22,17 mg/L
Fluoretos……………………………..0,20mg/L
Cloretos……………………………….0,19 mg/L
Cálcio…………………………………..1,539 mg/L
Potássio……………………………….0,359 mg/L
Magnésio……………………………..0,104 mg/L
Sódio…………………………………..35,584 mg/L

Características Físico-químicas
Condutividade……………………………………………………162 uS/cm
Resíduo de evaporação a 180°C, calculado……………112,95 mg/L
Temperatura na fonte…………………………………………20,2°C
pH a 25°C………………………………………………………….9,76

Classificação: Água Mineral Fluoretada e Vanádica

Análise LAMIN/CPRM 282/2017 CONCESSÃO DE LAVRA Nº 933, de 14/07/80